Friday, December 21, 2007

Epocas


Época de Natal ,época de inaugurações, época de consumismo,época de hipocrisia,época de cinismo.Estamos bem dispostas não acham!!!!!!


Algo me diz que este humor de cão vai piorar!


Friday, November 16, 2007

Sim eu sei.


Sim eu sei que já faz quase um mês que não post nada

É preguiça ,é velhice chamem o que quiserem ,mas verdade verdadinha é que ando numa fase de neura, por isso,para não passar a energias negativas para o teclado não escrevo!!!

O meu estado de espírito é fielmente ilustrado com a imagem,portanto não se aproximem.
Vem aí uma grande Tempestade.

Wednesday, October 17, 2007

Alguém reparou que o Mundo não é só feito de futebol...


Participação positiva no aspecto desportivo e social" ELISABETE SILVA

Regina Mirandela da Costa, DIRECTORA EXEC. SPECIAL OLYMPICS PORTUGALA participação de Portugal nos Special Olympics em Xangai foi positiva?
Extremamente positiva em vários aspectos. No desportivo porque todos os atletas, 21, melhoraram as suas marcas, quase todos ganharam medalhas - 17: 10 de ouro, quatro de prata e três de bronze -, todos tiveram grande autonomia, resultado do trabalho que tem sido feito nos últimos anos. O aspecto social também foi importante, pois os nossos atletas tiveram contacto com jovens de outras nacionalidades e a língua não foi uma barreira. Através da linguagem corporal, fizeram-se grandes amizades e até houve troca de e-mails, entre aqueles que têm essa possibilidade, e convites a outros atletas para virem a Portugal.
Esta prestação deu maior visibilidade ao projecto?
Sem dúvida que deu maior projecção. Isto é fruto de um trabalho de equipa que realizou várias iniciativas. Esperemos que venha a clarificar a diferença entre os Special Olympics e os Paralímpicos.
Quais são essas diferenças?
Os Special Olympics são para todos, desde os oito anos... e sem limite de idade. O mais novo tinha oito anos e o mais velho 69. De Portugal, o mais novo tinha 17 e o mais velho 41. Todos vão ao pódio, ganhem ou não medalhas, nas suas modalidades e categorias. Aqui o importante é a participação e o convívio. Os Paralímpicos são para atletas de elite.
Que repercussões pode ter este sucesso no futuro?
Espero que contribua para o aparecimento de mais atletas, mais técnicos e ajude também numa maior abertura das instituições, a nível de apoios. Agora já há grande receptividade das federações. Estamos a trabalhar com a Federação de Golfe para criar uma escola nacional e espero que em 2011 existam 3000/4000 atletas.
Que apoios tem?
Não estamos sob a tutela da Federação Portuguesa de Desporto para deficientes, mas somos sócios do Comité Olímpico Português, que nos ajuda. Outros apoios vêm do Instituto Português do Desporto e de outras instituições.
Existem protocolos com federações?
Temos dois: com a Federação de Ginástica de Portugal e com a Federação de Golfe. Estamos a trabalhar para ter um com a de basquetebol brevemente.
Como é feita a detecção destes atletas?
Há critérios delineados pela equipa técnica. Têm de ser sócios do Special Olympics e de participar nas provas que organizamos a nível nacional, onde são observados.
Há atletas federados?
Não tenho essa indicação. No Special Olympics o importante é a participação, o convívio, o aspecto social que referi. Aqui quem ganha medalhas não tem direito a bolsas, nem a prémios monetários. Não são esses os objectivos.

Wednesday, October 3, 2007

Basta!!!!




Já estou farta do caso Mccann.
Passado 5 meses a solução do caso não esta à vista,tudo o que se lê não é 100% credível,os meios de comunicação Ingleses já criaram uma "soap opera" digna de horário nobre e como sempre quem se lixa é o belo do Inspector que do inicio achou o procedimento dos pais da criança muito suspeitos.
Desde o inicio que os ingleses entraram a matar com a nossa PJ,mas o mais engraçado é que nem pio deram quando os exames (feitos por laboratórios ingleses) de ADN foram comentados e os dogs deles se pronunciaram ao cheiro de um cadáver.





Cada vez que os nossos Gover.fazem asneiras do tipo:
- a e tal para não ferir susceptibilidades Chinesas,não recebemos o Dalai Lama.
- a e tal para não ferir susceptibilidades Canadianas,não nos metemos nas deportações.
- a e tal para não ferir susceptibilidades Espanholas,não dizemos nada aos voos rasantes que fazem nas Ilhas Selvagens.
- a e tal coitadinhos dos ingleses já passaram por muito com o desaparecimento da criança ,não vamos dizer nada ao facto de eles falarem mal do país , das pessoas, da investigação ,dos métodos,da polícia em geral ,dos meios de informação dos exames feitos pelos nossos laboratórios, sobre os nossos investigadores, sobre o tempo demorado na investigação,pelo o que se fez e pelo o que se deveria ter feito.
- a e tal vamos mandar o Inspector da Judite com os porcos porque foi o único com " balls" para dizer aquilo que acredita e que está dificultar o seu trabalho de investigação.

Thursday, September 27, 2007

Tv



Agradeço à TV cabo por ter passado a foxlife para o pacote clássico.YYYYEEEESSSS!

Bem é simples, o que costumo ver de televisão pouco me agrada,porque existe uma razão comum a muitas pessoas que é começar a ver uma séria e passado um tempo a mesma deixa de ser transmitida ou muda para um horário completamente absurdo.Neste País,como as estatísticas indicam,um alto nível de terceira idade temos que ver novelas 24h por dia porque é isso que dá as famosas audiências.Já pensei ir ate à Venezuela que não notava muita diferença a nível de TV.Portanto tu que gostas de uma boa série ,esquece lá qualquer coisinha.Também temos bons programas de "entretenimento" ora experimentem ver na SIC Noticias "O eixo do mal" ou "A quadratura do Circulo" e digam-me que não passam bons momentos de riso.

Tuesday, September 18, 2007

Regresso ao passado.





Parei tudo o que tinha para fazer e coloquei-me em frente ao televisor para ver "Os Morangos com Açúcar".

Não para ver mas para recordar, passando a explicar:

-a nova serie é gravada no meu antigo liceu, Maria Amália Vaz de Carvalho-Maria, então deixei-me levar pela nostalgia e regressei ao passado.
Foi um óptimo regresso ver aqueles corredores que agora estão super modernos(não sei se estão mesmo ou foi só para as gravações) a entrada,só tenho pena de não haver interacção das gravações com os funcionários e docentes,pois ainda deve haver bastantes velhos do Restelo naquela escola.No Maria como todos dizemos sempre houve rivalidades de betos e não betos mas acreditem que o que se passou no episódio de ontem era bem mais ao contrário.para quem não viu estou-me a referir à parte em que o dread. punk ou o que lhe quiserem chamar conseguiu enfiar o miúdo invisual na sala 2 fechado à chave.Esclarecendo no Maria antigo era impossível isso acontecer pois esse corredor estava ferozmente guardado pela "formiga raivana" (auxiliar que coxeava de uma perna, que nunca parava quieta fosse no decorrer das aulas ou nos intervalos patrulhava sempre esse corredor)Era também impossível de acontecer porque os não betos nunca teriam aquela atitude,atitude essa mais apropriada aos meninos betos que gostavam de dar nas vistas e já teriam tema de conversa para o café.Outra cena de ficção era betos e não betos a conviverem no pátio de cima impossível ,os betos era sempre no corrimão em frente à escola que abancavam ,os não betos que se misturavam em vários grupos passeavam nos pátios ,animadamente ,iam até ao cantinho (portão situado do lado da rua Sampaio e Pina ) cantinho esse onde se fumavam uns charritos e nada mais.Não betos esses que aceitavam toda a gente desde que não falassem em surf, rugby ou casas no Algarve e da linha de Cascais.Mas tirando esta ficção toda ou então a verdadeira actualidade gostei de recordar.

Thursday, September 13, 2007

Virtualmente espreitando


Como tenho um tempinho livre ,ando passeando virtualmente pelos blogs.Espreitando aqui,espreitando acolá devo dizer que tenho encontrado verdadeiras pérolas.Desde os mais brincalhões aos mais introspectivo ele há de tudo,mas o engraçado é que nas situações do dia-a-dia descritas encontro sempre um ponto de comum entre o texto e o "meu eu" .Existe sempre algo que já me aconteceu, que já vivi ou partilho da mesma opinião,seja passado aqui ou na China.Existem também alguns (deve ser o caso do meu).que não transmitem nada ,zero,rien mas que mesmo assim perco tempo com eles ,será que estou a ser coscuvilheira virtual e não dou conta ops!

Thursday, August 30, 2007



Acreditem o que está a custar mais é a recuperação.Não dói, não incomoda, o que incomoda é estar de papo para o ar sem fazer nada.Já não tenho paciência para ler,já não tenho paciência para a net e já nem falo na televisão e DVD.Só de pensar que ainda falta tanto tempo para a chamada " alta médica" até fico doente.É nestas alturas que temos tempo para pensar em tudo,e eu tenho pensado naquelas pessoas que por vários motivos estão temporariamente ou para sempre numa cama.Como é que essas pessoas se distraem.Penso que vou deixar de ser resingona durante esta temporada de recuperação porque já ao virar da esquina existem pessoas em situações bem piores que a minha.

Wednesday, August 29, 2007

E tudo para........em Agosto

Havia já algum tempo que tinha surgido um pequenito problema de saúde nada de grave, mas complicado na cabeça de alguém que nunca tinha sido internada ,operada ,anestesiada,pontuada (ops perdão) levado pontos.como já se percebeu a solução era... operar.Bem tratado os procedimentos habituais (esperar que nos telefonem do hospital a marcar a operação),tinha na minha posse a credencial para o último exame, que deveria ser feito 2 dias antes de ser operada.Certa manhã o meu Noddy (refiro-me ao toque que tenho no telemóvel) desperta-me e do outro lado alguém me avisa que o dia tinha chegado 23 Agosto.Pego na famosa credencial e lá vou eu marcar para 20 ou 21 de Agosto,como o exame era feito no local onde ia ser operada bastava os dois dias de antecedência.Quando me dirijo ao guiché para marcar a funcionária educadamente e um bocadito a medo diz-me:
-Nestes dias a Dra já está de férias vai ter de ser dia 14 o último dia de trabalho da Dra.Penso que foi estupidez ou ..... qualquer coisa que não sei o nome, que naquela altura me passou pela cabeça pois a minha reacção foi ate de certo modo engraçada:
-Não, não esta a perceber eu não quero uma consulta com a minha médica eu quero é marcar uma ecografia porque tenho que dar entrada no dia 22 para ser operada a 23.A funcionária ouvindo isto olha para mim e ainda mais baixo responde-me:
-Pois,mas é essa mesmo que vai de férias a da ecografia.
-Esta-me a dizer que numa Maternidade nas Consultas Externas só têm um a Dra. a fazer ecografias!

Preguiça

Passando hoje uma vista de olhos pelo blog,reparei que tenho sido uma preguiçosa.
As férias já se foram, a concentração também e eu nem uma palavrinha no bloguito.
Será a chamada preguiça de regresso,sim porque quando regressamos de férias vimos bem pior de quando fomos de férias.
Também se pode dar o caso de começar a ter uma estagnação pessoal para a qual ainda não estou preparada.Não,como diria a minha avó e mesmo calanzisse (só a ouvi dizer nunca a vi escrever, por isso, nem sei como se escreve).
Como as meninas pequeninas vou prometer passar por aqui mais vezes.

Friday, July 27, 2007

Hábitos

O ser humano facilmente "apanha" hábitos,e eu como não sou excepção, recentemente apanhei mais um "hábitosinho".
Passando a explicar:
Na conversa com uma amiga de longa data[e que se encontrava longe da amizade( ok ok ambas estávamos)] descobri que ela tinha um blog!
Sim descobri, porque ela não faz muita publicidade é lógico e também porque andávamos afastadas.
Então religiosamente comecei a passar por lá,a fazer uns comentários ,algumas opiniões.
e para meu espanto neste momento quando tenho em tempinho todos os dias vou por lá passando .
Estou viciada é engraçado, eu aqui escrevendo patacoadas,sim por isso é que ninguém sabe da existência deste diário digital eheheh,mas adoro passar por lá e ouvir uma boa história de dia-a-dia.
Neste momento ela anda mais malandra e então já não escreve todos os dias, e imaginem só escrevi um email a "exigir " que ela post qualquer coisita todos os dias pois sabe bem desanuviar quando chego do trabalho.

Tuesday, July 17, 2007

Só pró ano.


Não sei se é por saber que não tenho mais férias para gozar que ando nostálgica e tristinha.

Só para o ano é que regressa o tempo de descanso, embora ainda tenha a partir de dia 21 um tempinho para descansar, mas não são féria ( até dispensava esta temporada a quem quiser ).

Este ano vai custar a passar pois todos os anos costumo estar alguns dias do mês de Agosto de papo para o ar mas este ano nestum , não consegui nada foi mesmo em Julho e má nada.

O tempo sejamos sinceros também não ajuda pois costumamos neta altura já andar com a língua de fora devido ao calor, mas não,São Pedro foi de Férias e não quis saber do solzinho cá por baixo.

Thursday, July 5, 2007

Férias Rurais













Vila de Góis -Capital do Ceira

Distrito de Coimbra,situada entre as Serras do Carvalhal e do Rabadão.
É constituída por 5 freguesias:
- Alvares
- Cadafaz
- Colmeal
- Góis
- Vila Nova do Ceira
Gastronomia:
Broa
Chanfana
Sopa de Castanhas
Filhós com Mel

É neste paraíso que estou a passar férias,não dentro da vila mas numa povoação que dista a 9 Km.Gosto de viajar, conhecer novos países, novas culturas,mas quem me tira umas férias aqui nesta terra por mim adoptada tira-me tudo.Não é necessário ser Agosto para ter a confusão do pessoal por aqui,para os comes e bebes as festanças até ao raiar do dia.

Basta o silencio a tranquilidade o ar puro a paisagem par não querer voltar para Lisboa .Se conseguisse transmitir a tranquilidade desta paisagem destes montes quem passa por cá fica apaixonado e gosta sempre de voltar porque a hospitalidade também conta,até na altura de maior confusão (Concentração Motard em Agosto)nos sentimos bem por aqui.

E acreditem que nessa altura é muito difícil,pois o dinheiro acaba no Multibanco,o posto de gasolina também fica quase a zeros, pão tem de ser congelado e ninguém consegue colocar um pé no rio para tomar banho,mas acreditem que todos gostamos de passar por cá nessa altura.E além do mais ninguém tem que enfrentar filas de transito para se dirigir para a praia mais próxima,embora a agua também não seja propriamente a mais quente pois estamos a falar de água do rio.
Tudo o que disser desta região não será o suficiente para descrever a calma e a tranquilidade reinante por estes lados,espero que as minhas férias e a minhas fracas descrições vos agucem a vontade de conhecer a região.
Beijos

Sunday, July 1, 2007

Férias









Férias.
Estou de Férias.
O momento mágico que nos leva a "tentar" descansar( sim está bem o sentido da frase, pois ainda não conheci alguém que diga fui de férias e descansei).
Peguei na tralha e no Hom e fugi de Lisboa vim para a santa terrinha,respirar o ar puro ,ouvir os passarinhos e passear.Só é pena que o Verão não ande por aqui.
Ontem, depois de jantar é que reparei na chamada desertificação, quando às 21h40 da noite quisemos ir até ao café e por motivos de não ser Agosto os dois cafés da aldeia estavam fechados.Quem vive na cidade não se apercebe o que esta gente da Aldeia ,Vila ou dos chamados meios pequenos faz para passar o tempo.Nesta povoação onde me encontro tem dois cafés e uma casa de convívio, têm pessoal novo pois muitas destas aldeias só tem pessoas de idade.Mas para passar o tempo o que fazem, como fazem?Ele é levantar bem cedo para apanhar a camioneta para ir para a escola,o pessoal de mais idade vai para o seu trabalho no campo ou em alguns casos consoante as idades, encaminham-se para as fábricas que dão emprego ao marido e à mulher...Então é nesta altura que as aldeias ficam sem vida pois só os idosos cá ficam na labuta do dia-a-dia.O riso das crianças não se ouve, o silêncio invade o espaço, só o chilrear dos passaritos.
Quando os ponteiros dividem o mostrador do relógio por volta das 18 horas o rebuliço das crianças volta à aldeia volta a ganhar vida novo.
no Verão todos voltam para a sua terra para conviver e limpar os terrenos que lhe pertencem de herança então aí acaba o deserto de almas e começa o rebuliço.


Friday, June 8, 2007

Já falta pouco!











Já cheira a sardinha assada nas ruas de Lisboa.Parece que o cheiro invade Lisboa logo no inicio do mês,mas a verdadeira festa é só na noite de 12 para 13 de Junho.Passear pelos Bairros típicos comendo uma bifana ou um prego(esqueçam as sardinhas posso ser alfacinha de gema mas dispenso a bela da sardinha),ir até ao Castelo.... foi uma coisa que nunca percebi, o Castelo estava sempre fechado mas o engraçado é que todos iam para as suas portas, era como uma romaria todos ao Castelo e depois logo se vê onde se vai acabar a noite(não tenho a certeza mas penso que o Castelo à uns dois anos para cá que já abre as suas portas nessa noite).Um ponto de passagem obrigatório é a Av. da Liberdade,os velhotes levam as cadeiras para assistirem ao desfile,pois a tribuna é só para os VIP´s e suas comitivas.O pessoal mais novo só mais imaginativos ,deixavam as marchas começar , pois iam jantar a qualquer sitio r depois desciam a avenida e assim conseguíamos ver todas as marchas sem estar à sua espera.Estou desejosa que chegue essa noite pois à um ano que não vou aos santos populares e toupeira alfacinha que se preze tem que andar a passear pelos arraiais e dar um pezinho de dança.



Sim amigas esta descrição exausta das noites de folia alem de ser nostálgico, é para fazer um bocadito de inveja,tanto para aí no frio climatérico e humano das terras de sua majestade,como para a república das Bananas.
Já lá vai o tempo em que certa noite nos santos, duas alminhas andaram que se "desalmaram"pelas ruas de alfama,ou ainda naquele arraial perdido algures para a zona Oriental de Lisboa se encontravam pessoas que nunca se tinha imaginado ou ainda.....(isto já parece o Concurso 1,2,3) como todos os anos depois dos arraiais, não vinha a sardinha o courato ou a bifana tudo regado com bejeca, não vinha sempre o sitio do costume (que não é o P.Doce) era mesmo o saudoso Indochina.

Beijo da toupeirinha que não se esquece de vocês gaijas.










Wednesday, June 6, 2007

Áreas Reservadas

Quando ando de transportes públicos gosto de observar as situações que me rodeiam.Existe uma que seja Inverno ou Verão,dia ou de noite, dentro de Lisboa ou fora de Lisboa( ok ok já percebemos), é cronica.Levantar o rabiosque do banco e ceder o lugar a uma grávida ou a alguém que esteja contemplado para os bancos reservados (sim porque os idosos não ficam calados exigem logo invocando os bicos e papagaio ou então no tempo deles.....).Se pudesse-mos utilizar sons dos desenhos animados no nosso dia a dia isso é que era, na altura em que o autocarro ,eléctrico, comboio(enfim tudo o que faça paragens e tenha bancos reservados) abrisse as portas e na paragem entrasse uma grávida, era um pupular de balões com legendas que só visto.
Naquela altura todas as pessoas que ocupam os famosos lugares,fazem a sua meditação diária olhando sempre para o lado ou para baixo (penso que esta posição deve vir nos manuais de meditação).
Mas não acontece só com os lugares reservados , nas filas para" qualquer coisa"as grávidas e os deficientes não existem .
A situação seguinte é real e se fosse comigo não sei não...
Um moçoilo dos seu 28 a 30 anos (embora faça serviço para a empresa da toupeirinha,só ocasionalmente é que contacto com ele) tem um irmaozito dos seus 11 anos paraplégico devido a um acidente de carro.
Foram fazer umas compritas rápidas ao hipermercado e quando foram pagar, na caixa reservada, colocaram-se na fila como qualquer pessoa normal,não passando à frente de ninguém.
O funcionário assim que reparou quem estava na fila pediu imensa desculpa as pessoas ,mas como era uma caixa reservada aqueles clientes teriam de passar à frente.
Resposta rápida de uma senhora que estava na fila ( que não levou uns "berlites" naquela cabeça graças ao segurança que agarrou o irmão do miúdo)
-Não sei porque é que ele vai passar à frente, pois está bem melhor do que eu, está sentado.
Toma lá e vai buscar!
Beijos dos subsolo.

Tuesday, June 5, 2007

Tree Parade

Quem passa no Terreiro do Paço, na azafama do dia -a-dia tem à sua espera uma floresta de imaginação.Eu por exemplo, devo ter andado distraída pois não ouvi falar em tal iniciativa,mas como é óbvio para uma Toupeirinha como eu,é normal isso acontecer.


São 175 escolas de todo o País que pintaram uma árvore sob o tema:


"Defesa da Floresta Contra Incêndios".


As arvorezitas estão no Terreiro do Paço de 29 de Maio a 10 de Junho.Com muita imaginação os moçoilos deram o seu máximo e elas são bem engraçadas,vale bem a pena dar um pulito até lá,embora não nos forneçam muita sombra, fazem sombra na nossa consciência quando pensamos como tratamos o Ambiente à nossa volta.



Penso que a vencedora foi o chaparrito dos nossos amigos do Alandroal, que é uma tree que se nota à distância "adonde " veio.Vejam lá se a descobrem.








Friday, June 1, 2007

Existe sempre uma primeira vez.

Existe sempre uma primeira vez para tudo, e por isso aqui estou eu a "postar" pela primeira vez.

Não sou grande escritora, mas também não estou aqui para "escrever" é mais para desabafar, opinar, contestar, resmungar, desanuviar e mais alguma coisa que me lembrar e me apetecer.

Para quem vive aqui neste cantinho do Mundo,à beira Tejo plantado,sempre iluminado pelo astro Rei, muitas pessoas nem se apercebem que temos um subsolo muito rico em estórias.

Mas também à superficie diáriamente se fazem estórias .E são esse conjunto de estórias qua vão fazer parte aqui desta coisa chamada "Desabafos de uma toupeira". E porque é a primeira vez , nada melhor do que terminar com uma pergunta :

-É impressão minha, ou a Feira do Livro de ano para ano fica mais pequena???

Abraços cá de baixo.