Sunday, July 1, 2007

Férias









Férias.
Estou de Férias.
O momento mágico que nos leva a "tentar" descansar( sim está bem o sentido da frase, pois ainda não conheci alguém que diga fui de férias e descansei).
Peguei na tralha e no Hom e fugi de Lisboa vim para a santa terrinha,respirar o ar puro ,ouvir os passarinhos e passear.Só é pena que o Verão não ande por aqui.
Ontem, depois de jantar é que reparei na chamada desertificação, quando às 21h40 da noite quisemos ir até ao café e por motivos de não ser Agosto os dois cafés da aldeia estavam fechados.Quem vive na cidade não se apercebe o que esta gente da Aldeia ,Vila ou dos chamados meios pequenos faz para passar o tempo.Nesta povoação onde me encontro tem dois cafés e uma casa de convívio, têm pessoal novo pois muitas destas aldeias só tem pessoas de idade.Mas para passar o tempo o que fazem, como fazem?Ele é levantar bem cedo para apanhar a camioneta para ir para a escola,o pessoal de mais idade vai para o seu trabalho no campo ou em alguns casos consoante as idades, encaminham-se para as fábricas que dão emprego ao marido e à mulher...Então é nesta altura que as aldeias ficam sem vida pois só os idosos cá ficam na labuta do dia-a-dia.O riso das crianças não se ouve, o silêncio invade o espaço, só o chilrear dos passaritos.
Quando os ponteiros dividem o mostrador do relógio por volta das 18 horas o rebuliço das crianças volta à aldeia volta a ganhar vida novo.
no Verão todos voltam para a sua terra para conviver e limpar os terrenos que lhe pertencem de herança então aí acaba o deserto de almas e começa o rebuliço.


No comments: